Texto 01
Formação do Conhecimento Coletivo
O Papel do Professor em Tempos de Web Arte e Copy
A ampliação do acesso à educação formal e aos meios de comunicação foi sem dúvidas, o estopim dessa explosão produtiva, mas o desenvolvimento do computador como poderosa auxiliar da modelagem matemática e da robótica como extensão segura do homem para a manipulação seriada de alta performance catalisaram a reação iniciada nos bancos escolares e sugerem mudanças nos procedimentos educacionais para que se possa prosseguir o caminho pouco definido para o tratamento do conhecimento e de seu valor agregado na produção de riquezas. Trata-se de uma questão educacional e também econômica.
A informação é cara para ser produzida, mas barata para ser reproduzida. Esse fato impõe ao professor o ônus de uma produção autoral, que a medida que aumente o acesso e a interatividade do sistema, fica mais difícil de ser protegida e tira da escola e da educação formal o privilegio de ser o pólo disseminador do conhecimento.
Se novas competências são exigidas do professor para que possa fazer uso conveniente dos instrumentos que a tecnologia tem oferecido para a educação cabe a escola buscar da mesma fonte os meios para decidir o seu papel, enquanto pólo de referencia de formação, organização e disseminação do conhecimento demodelando a parte administrativa e pedagógica.
Texto 02
COMO UTILIZAR A INTERNET NA EDUCAÇÃO
A Internet está trazendo inúmeras possibilidades de pesquisa para professores e alunos, dentro e fora da sala de aula. Isso traz grandes vantagens e também alguns problemas. O estudante iniciante na Internet se deixa, primeiramente, deslumbrar quando vê que uma pesquisa apresenta 100 mil resultados. Depois desanima ao constatar que não pode esgotá-la que há inúmeras repetições muitas indicações equivocadas.
Com a prática desenvolvemos a habilidade de descobrir onde estão os melhores endereços, observando a organização dos tópicos, a riqueza e variedade de artigos, a respeitabilidade da instituição e dos pesquisadores.
É importante sensibilizar o aluno antes para o que se quer conseguir neste momento. O professor precisa estar atento, pois a tendência na Internet é para a dispersão fácil.
Podemos fazer pesquisas de temas diferentes, individual ou em pequenos grupos de assuntos que estejam ligados a eles, dentro e fora do período de aula.
Ao pesquisar tais assuntos, os alunos deverão relatar em síntese o que encontraram de mais significativo. Professor e aluno relacionam as coincidências e divergências entre os resultados encontrados e as informações já conhecidas em reflexões anteriores, em livros e revistas. A colaboração em comum facilita a comparação, a seleção, a organização hierárquica de idéias, conceitos e valores. A tendência dos alunos é a de qualificar mais do que analisar. Se não tivermos atentos, não explorarão todas as possibilidades nelas contidas.
José Manuel Moron
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
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